sábado, 12 de janeiro de 2013

Cinco meses + "desabafo"

 
Acreditem ou não, hoje faz CINCO meses que eu estou aqui! E parece que foi ontem que eu fiz um post "É amanhã!" e agora, já estou na metade do meu intercâmbio.
Esse post vai ser sobre a minha perspectiva, então se você é um pré intercambista, não significa que vai acontecer ou você vai sentir a mesma coisa que eu.

Pra mim, passou rápido. Em partes. Tem dias que eu estava com várias coisas pra fazer, e outros, que eu não saía de casa porque não tinha planos para aquele dia, e são nesses dias, que o tempo passa mais devagar. A frase "Quem faz o intercâmbio é o intercambista" não é uma completa verdade. É você quem decide se vai ficar os 10 meses (caso seja esse o seu programa), e é você que decide como você quer o seu relacionamento com a sua família hospedeira. Por exemplo? No começo, eu evitava ficar muito tempo no quarto. E quem me conhece, sabe que eu adoro ficar no meu quarto, assistindo algo; não tenho necessidade de ficar conversando 24h por dia. Mas eu ficava na sala, fazendo companhia a eles porque eu sabia que os americanos não entendem muito as suas necessidades, o que é verdade. Brincava, tentava não fazer piadas maldosas (ironia é um ponto fraco deles), e etc.
Fazer amigos... É uma missão quase impossível. Não tem nada na minha cidade, e sim em cidades próximas. Todos odeiam dar carona, minha hmom não vai me levar em outra cidade. Todos eles se conhecem desde que eram criancinhas, não dá pra competir com isso. E na minha escola, tem muita gente do México e Índia, então não é novidade para os americanos receber alguém de um outro país.  Você não vai ser "o popular" porque é intercambista. Isso acontece, em poucos casos, e obviamente, não foi o que houve comigo. Se você está doente, faltar na escola é um problema. Você perde muita coisa, e aí no outro dia, tem que correr pra pegar tudo o que perdeu. E também, a sua família daqui não vai se importar. Eles realmente não se importam, mesmo entre eles. E nós, brasileiros, estamos acostumados a ter alguém (mãe, pai, avó, avô, irmão, etc) pra cuidar da gente se não estamos nos sentindo bem. Isso, aqui, é bem diferente. Há intercambistas na minha escola, mas a gente quase nunca se vê pelos corredores. E ninguém tem aquele laço de amizade porque estamos passando quase pela mesma coisa, então acaba sendo que os intercambistas da escola não fazem diferença nenhuma pra mim. Esteja preparado (a) para notar a diferença em educar os filhos. Nem todos são assim, isso eu reparei em mercados, restaurantes, mas é o caso da minha família americana. Crianças mimadas, sem limite, e que se acham adultos. Isso eu tenho certeza que você vai ver muito, e torça para ser mais paciente do que eu sou e não descer os tapas em ninguém, principalmente se você tiver um irmãozinho (a) americano (a). Não gostam que você acorde tarde (pelo menos a minha família dos eua), mas eu não posso ajudar, ainda mais em fins de semana. Eles não respeitam opinião alheia, e se você não concordar, provavelmente não vão respeitar a sua opinião também. Já cansei de aguentar minha mãe americana me fazendo ir para a igreja, sendo que eu odeio igrejas, com todo o respeito. Tenho a minha opinião sobre religião, e respeito ela. Porém, ela não me respeita. E também não respeita as roupas que eu uso, porque ela acha que são muito pretas, ou muito curtas, ou qualquer coisa do gênero que eu não dou a mínima, porque nunca vou mudar meu jeito de pensar/vestir/agir por causa de americanos. Como você vai almoçar na escola, não espere que tenha almoço em fins de semana. Sempre tenha uma bolacha/chips/chocolate/fruta pra você comer, ou tenha certeza que compraram miojo, ou senão tu vai passar fome. Mas, você sobrevive.
Acho que já foi o suficiente pra vocês, pré intercambistas ou pessoas que pensam em fazer intercâmbio, ou querem saber como é morar nos EUA, saibam que nem tudo é a mil maravilhas. Tem lados bons, têm. Mas, como vocês podem notar, nem sempre eu coloco os lados ruins, e se eu não colocasse, estaria escondendo algo que sei que não incomoda só a mim, mas muitos outros intercambistas. Esse post não é pra dar medo em ninguém, é só pra vocês saberem que tudo tem o seu lado ruim. E que intercâmbio é díficil, não pense que é festas e muitos melhores amigos. Mas, te dá várias lições, que eu ainda faço um post dos lados bons, que por incrível que pareça, há muitos. E que também, intercâmbio vale a pena, se você estiver preparado pra encarar tudo isso.

2 comentários:

  1. Hello!
    Eu vou fazer intercâmbio também e fiz um blog também e meu último post é sobre como requerer passaporte
    Visite http://sonhoueviajou.blogspot.com.br/

    XOXO Adorei BLOG

    ResponderExcluir
  2. Então, gostaria de saber se você poderia fazer uma entrevista para o meu blog? Falando um pouco sobre suas experiencias fora do pais, dando algumas dicas, e a sensaçao que é morar longe do pais de naturalidade.

    Se poder ceder ao meu pedido, por favor entre em contato pelo e-mail blogthaisnunes@hotmail.com

    Ou pelo blog > http://blogbounjour.blogspot.com/

    ResponderExcluir