terça-feira, 31 de julho de 2012

Data de embarque!

Sexta feira passada, recebi um email falando que eu iria dia 17 de agosto e chegaria em Des Moines (capital de Iowa) dia 18. Achei muito em cima da hora, até porque minhas aulas começam dia 21. Avisei minha host-mom e ela também achou bem tarde, e ela não poderia me buscar no aeoporto se fosse nesse dia. Aí na hora eu liguei pra STB e falei que queria antes, aí minha agente disse que ia tentar achar um voo. Fui na TAM e pedi alguns voos e achei um pra 11 de agosto, passei todos os dados pra minha agente e no mesmo dia, minha host-mom já estava respondendo o email que tudo bem!
Depois de toda essa novela, embarco dia 11 de agosto de noite. Meus voos são assim:
São Paulo > Chicago > Des Moines
Meu primeiro voo dura 10 horas e meia, espero que eu consiga dormir pelo menos metade dessa hora senão eu surto naquele avião. Até lá, vou fazer post sobre o que estou levando na mala e os presentes para a Host Family.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cidade e Escola

Vou ficar numa cidade chamada Marshalltown no estado de Iowa. É uma cidade com 27 mil habitantes (segundo o Wikipedia) e eu não achei tão pequena assim, mas nem de longe é grande. A cidade que eu queria cair, porque eu moro em São Paulo e ir para os EUA pra morar numa cidade enorme também, não ia ter graça. Estou super feliz com a cidade, eu já perguntei pra minha host-mom sobre como é o tempo lá e ela falou que tá um muito calor! E que quando eu chegar, vai estar calor ainda.
Vou estudar em Marshalltown High School e parece ser uma escola bem grande, pelo que eu tentei achar nas fotos. Já achei o documento que tem as aulas que eu posso escolher e fiquei meio confusa com umas coisas, mas lá eu tiro minhas dúvidas. Tem várias "tabelas" (3) com horários diferentes e não sei porque tem aquilo, mas basicamente as aulas começam 8h30 e terminam 15h25.
Falei ontem e hoje com a minha host mom no skype e cada vez mais estou gostando da minha host family. Não falei com o meu host dad ainda, mas minha host mom é muito fofa e atenciosa. Não vejo a hora de ir, porém ainda não recebi meu email da organização então não sei quando vou.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

HOST FAMILY

Hoje, 25 de julho, uma mulher americana me adicionou no facebook e eu estranhei um pouco, mas aceitei. Ela veio no chat falar comigo que era minha host mãe! Pensa na minha felicidade, né? Quase não acreditei. Ela é super simpática, me contou que vou ter dois host irmãos! Um menino chamado Adriano, ele tem 7 anos e parece ser muito legal pelas fotos que eu vi. E uma menininha muito fofa chamada Amiah, ela tem 2 anos. Ela é fofinha demais, eu vi ela e a Misty (minha host mãe) no skype, mas os microfones decidiram não funcionar e ficamos só nos vendo pela web cam e conversando, mas por digitação. As duas são muito legais e a minha "mãe americana" parece ser muito divertida! O pai é brasileiro, mas ele não está nos Estados Unidos no momento. É isso aí. Estou bem nervosa, mas com certeza estou ainda mais ansiosa e não vejo a hora de ir :)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Homeless

Eu não ando atualizando muito o blog porque eu não tenho mais o que postar aqui, literalmente. Eu já estou com o meu passaporte e a documentação, está tudo pronto e só falta mesmo a família. Todo dia eu encho o saco da minha agente, mesmo que ela não possa fazer nada porque depende mais da minha organização (ISE) e não tem como eu pressioná-los. Então o jeito é esperar mesmo para que chegue a tão esperada Host-Family. É quase agosto, impossível que vá demorar tanto assim mesmo que eu saiba que não seja a única pré intercambista sem família ainda. Bom, só pra avisar que não, eu não esqueci do blog!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Visto Concedido!

CASV
Ontem, foi meu primeiro dia para tirar o visto no CASV. Estava marcado pra 10h15 e eu cheguei 9h30... Eles chamam em 15 em 15 minutos e é uma fila muito grande. Na hora de entrar, tive que mostrar o comprovante de agendamento, passaporte e DS2019. Não pode entrar com várias coisas e celular, só se estiver desligado. Lá dentro, devo ter demorado uns 25 minutos! É bem rápido mesmo. Depois entra numa cabine, tira uma foto e as digitais. Me fizeram umas perguntas fáceis e tudo em português. Depois confirmam a entrevista no dia seguinte e pronto.

Consulado
É sem dúvidas bem mais cheio! Meu horário era as 7h30 (sim, cedo desse jeito) e eu cheguei 6h30. Por sorte, já podia entrar quem tinha o horário até as 7h30. Na fila dentro do Consulado, tive que entregar o DS2019, a taxa SEVIS e o passaporte. Eles pegam isso pra entregar na cabine depois e entramos. Eles só te dão aquilo de novo na Pré Entrevista e você entrega outra vez na Entrevista, mas aí fica com eles. A minha entrevista foi quase toda em inglês e quando o cara perguntava em português, eu respondia em inglês do mesmo jeito por nervosismo. Ele perguntou se eu ia fazer intercâmbio, 6 meses ou 10 meses, se ia ficar com Host-Family ou algum parente, se já tive nos Estados Unidos, quantas vezes eu fui, onde fiquei e quanto tempo. Perguntou quem ia pagar minha viagem, eu disse que meu pai (ele estava lá comigo) e ele começou a falar com o meu pai, em português é claro. Depois disso, finalmente falou: Visto concedido, boa viagem!

Fiquei nervosa por nada, porque foi muito fácil e eu entendia mais quando ele falava em inglês do que em português...

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Doces brasileiros

Com a esperança de ter um espaço reservado na mala, comprei várias coisas (principalmente doces) que são daqui e tenho certeza que não tem nos EUA. São coisas pequenas, mas conseguem ocupar um bom espaço na mala e como eu não posso me dar ao luxo de comprar várias coisas, comprei o que eu achei mais interessante. 
Apesar de ter muitos refrigerantes na terrinha do tio Sam, comprei guaraná. Uma caixa que vem com aquelas garrafinhas pequenas, porque é bem melhor que lata, ocupa menos espaço. Provavelmente colocarei no fundo da mala... Comprei também um pacote de sonho de valsa. Na verdade, dois pacotes porque o grande já era muito pra eu levar. Tem vários chocolates que são muito bons, mas eu escolhi esse bombom porque é mais fácil de encontrar e ao meu gosto, é o melhor que tem. O que eu comprei também foi Pé de Moleque. Não sei se é o mesmo nome em todos os lugares, porém aqui em São Paulo é assim que se fala. É bem doce, e normalmente se come em Festa Junina, por isso foi bem fácil de achar. Comprei leite condensado, três caixinhas. Alguns dizem que tem lá, outros não... Pra não arriscar, comprei principalmente pra fazer brigadeiro. Melhor doce. Outra coisa que eu ainda não comprei, mas com certeza vou, é café. Lá, é muito caro e com certeza o Brasil tem o melhor café. Só vou levar um pacote, caso eu fale com a minha família e eles achem uma boa ideia, comprarei mais um e darei um jeito de enfiar na mala. Espero que minha família americana goste dessas guloseimas brasileiras, se bem que não tem como não gostar...


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Slep Test

É uma prova muuuuito longa e chatinha que tem que fazer. Ela basicamente é uma das decisões se você vai ou não fazer o intercâmbio, até porque ela testa seu inglês. São cerca de 150 questões, divididas no Listening que você tem que escutar e ir marcando. Numa das primeiras questões, há várias fotos e no rádio, vai dar 4 alternativas e você tem que assinalar qual é a que corresponde a foto. Essas de apenas escutar, são as mais fáceis. Na outra parte, que eu aconselho começar por essa, é meio dificil. Regras verbais, interpretação de texto, indicar qual palavra se encaixa melhor no contexto do que está falando. Na minha prova, tinha um texto sobre como limpar piscinas... Várias palavras dificeis, depois de duas horas de prova, eu saí chutando muito até porque já estava cansada. Por isso é melhor começar pela parte mais complicada, porque demora bem mais. A segunda parte, obviamente, conta mais do que a primeira e é como se tantos acertos valessem pontos. No fim, você tem que chegar até o número de pontos que a agência diz ser o suficiente. Eu consegui passar na primeira vez, mas caso não consiga, acho que pode tentar mais uma.
É isso. Não é um bicho de sete cabeças, porém é longa demais e bem cansativa, mas se prestar atenção, verá que é fácinho.

Visto


Depois de longa espera dos documentos do meu visto, ele chegou há um tempinho e eu já liguei pra um despachante. Não é obrigatório, mas como eu me confundo muito com tudo o que tem que fazer e morro de medo de fazer algo errado, achei melhor pagar um pouquinho para que alguém fizesse tudo isso por mim e ainda terei certeza que está tudo certo. A STB me mandou uma lista de despachantes que posso escolher, e escolhi um muito bom. Assim que ligamos, na hora
eles mandaram um email com o que eu tinha que preencher e foi tudo bem fácil. Várias perguntas wtf, do tipo: Sabe construir bombas?
É bem assim mesmo... Mas sem problemas pra preencher. Há uns dias chegou o email com as datas no CASV e no consulado, que são 16 e 17 de julho respectivamente. Dizem ser bem de boa, mas vai saber né... Logo quando tiver meu visto, postarei aqui como foi todo o processo da entrevista.

Mais um blog de intercambista?


Pois é, estou fazendo um blog pra contar toda minha experiência nos Estados Unidos da América mesmo que eu ainda seja pré-intercambista. Vou tentar manter o blog mais atualizado possível... Eu ainda não tenho Host Family, por isso não tem essas respostas no F.A.Q. ):
Não sei pra onde eu vou e nem quando, mas assim que souber, posto aqui e todos rezam para que isso não demore... Enquanto não tenho nada de novidade, vou postando o processo de todo o prê-intercâmbio.